Palestrantes convidados

Dra. Agnes Soares da Silva – Médica Sanitarista. Regional Advisor, Pan American Health Organization / WHO. Washington D.C.

Atualmente é assessora regional de epidemiologia ambiental da Organização Panamericana de Saúde. Doutorado em Medicina Tropical, área de concentração em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de riscos a saúde pública, epidemiologia ambiental, exposição humana a produtos químicos e contaminantes do
ar ambiente e intramuros.

Dra. Ana Cristina Simões Rosa – Tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz e professora de química da Secretaria de Estado de Educação

Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz (2017). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Toxicologia Ocupacional e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: agrotóxicos, organoclorados, organofosforados, piretróides, cromatografia e espectrometria de massas, saúde e ambiente.

Profa. Ana Maria Mora – Pesquisadora e Professora Associada na National University of Costa Rica , Instituto Regional de Estudios en Sustancias Tóxicas (IRET-UNA)

Pós-doutorado na Boston University , School of Public Health . Projetos: Infants’ Environmental Health Study (ISA) e PESTROP: Pesticide use in tropical settings: exposure pathways, health effects and institutional determinants . Possui atividades nas seguintes temáticas: Neurodegeneração, Saúde Pública, Epidemiologia, Regressão Linear, Biomarcadores, Bioestatística, Toxicologia Ambiental, Ferro, Pesticidas,
Avaliação de Risco à Saúde, Avaliação da Exposição, Saúde Ocupacional, Exposição Ambiental, Saúde Ambiental, Epidemiologia Ambiental e Ocupacional, Manganês, Coorte.

Prof. Antonio Jose Ledo Alves da Cunha – Professor Titular da Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria (UFRJ)

Pós-doutorado (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública -Fiocruz. Atualmente é Coordena o Laboratório Multidisciplinar de Epidemiologia e Saúde -LAMPES da UFRJ e a Coordenação de Projetos Especiais da Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Desenvolve pesquisa utilizando o método epidemiológico e a epidemiologia clínica em diversas áreas da saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, desenvolvendo pesquisa principalmente nessa área.

Prof. Arnaldo Prata Barbosa – Coordenador de Pesquisa em Pediatria e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR)

Doutorado em Clínica Médica (Saúde da Criança e do Adolescente, 2005) pela Faculdade de Medicina da UFRJ. MBA em Gestão pela COPPEAD-UFRJ (2007). Especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica. Foi Professor Adjunto (atualmente aposentado) do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. É coordenador geral das equipes que prestam serviços de Pediatria aos hospitais da Rede D´Or São Luiz no Rio de Janeiro.

Prof. Bernardo Lessa Horta – Professor Associado. Faculdade de Medicina – Universidade Federal de Pelotas FM/UFPel)

Doutorado em Epidemiologia – McGill University (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (nível 1A). Coordenador da Área de Saúde Coletiva – CAPES.

Profa. Carmen lldes Rodrigues Fróes Asmus – Professora associada da Faculdade de Medicina da UFRJ

Pós-doutorado na Icahn School of Medicine at Mount Sinai – New York – EUA (junho 2015 – maio 2016). Coordenadora do Programa de Educação à Distância em Vigilância em Saúde Ambiental do IESC / UFRJ. Médica do ambulatório de Toxicologia clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ no período de 1995 a 2008. Tem trabalhado em atividades de pesquisa na área da Saúde Pública, com ênfase em Saúde Ambiental e do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia clínica, avaliação de risco e saúde ambiental infantil.

Profa. Claudia Medina Coeli – Professora Associada do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM-UFRJ) e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ)

Pós-doutorado em Saúde Pública (Université de Montréal, Canadá, 2000-2001). Atualmente exerce a função de editora-chefe do periódico Cadernos de Saúde Pública e é membro do corpo editorial dos periódicos Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Cadernos de Saúde Coletiva e International Journal of Population Data Science. Desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas de informação em saúde, linkage probabilístico de bases de dados, big data mining em saúde, e pensamento sistêmico.

Dra. Daniela Buosi – Coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde (SVS/MS)

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e meio ambiente, avaliação de risco à saúde, vigilância em saúde, resíduos perigosos e vigilância.

Dra. Iracina Maura de Jesus – Médica Epidemiologista. Instituto Evandro Chagas (IEC) / Pará

Possui Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do Instituto Evandro Chagas/SVS-MS e Chefe da Seção de Meio Ambiente. Possui experiência na área de saúde ambiental, com ênfase em epidemiologia e toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde ambiental, mercúrio, poluentes, biomarcadores, metais.

Prof. Jorge Fonte de Rezende Filho – Professor-Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011)

Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (2017). Diretor da Maternidade Escola da UFRJ (2018). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). MBA em Saúde pela COPPEAD-UFRJ (2000). Livre-Docência em Clínica Obstétrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002). Autor das obras Rezende-Obstetrícia e Rezende-Obstetrícia Fundamental.

Profa. Kelly Ferguson – Professora Assistente Adjunta, Department of Environmental Health Sciences, University of Michigan School of Public Health.

Doutorado em Environmental Health Sciences, University of Michigan School of Public Health. Lidera o Perinatal and Early Life Epidemiology Group onde realiza pesquisas sobre como a exposição materna a produtos químicos afetam a gravidez e o desenvolvimento do feto e da criança, mecanismos biológicos de ação – como inflamação, estresse oxidativo e desregulação endócrina – que conectam exposições químicas a desfechos adversos no nascimento. Outros temas de interesses de pesquisa são: Biomarcadores de exposições ambientais, Fenotipagem de resultados adversos da gravidez, Impactos da exposição pré-natal a compostos desreguladores endócrinos na fertilidade, gravidez e desenvolvimento e Métodos estatísticos para o desenho de estudo longitudinal e análise de misturas na exposição.

Profa. Kelly Polido K. Olympio – Professora Associada. Faculdade de Saúde Pública / USP

Professora Associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Concluiu Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, financiado pelo PNPD-CAPES (Departamento de Ciências Biológicas, FOB-USP, 2010-2011) e Pós-Doutorado financiado pela FAPESP (Departamento de Epidemiologia, FSP-USP, 2012-2013). Tem interesse científico e projetos em andamento nas áreas da Toxicologia Ambiental e Ocupacional, Epidemiologia Ambiental, Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental, priorizando o estudo do expossoma humano.

Dr. Marcelo Oliveira – Instituto Evandro Chagas (IEC) / Pará

Pesquisador em Saúde Pública da Seção de Meio Ambiente (SAMAM), Instituto Evandro Chagas (IEC), Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS), Ministério da Saúde (MS), e Coordenador do Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (PPGEVS) do IEC/SVS/MS. Doutor em Química (2011) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem mais de 18 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Exposição Ambiental a Contaminantes, Geoquímica Ambiental, Química Analítica, Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia, atuando em pesquisas em diversas regiões do Brasil e especialmente na Amazônia.

Dr. Marcelo Reis – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ. Pós-doutorado em farmacogenética e, mais tarde, Coordenador da Divisão de Farmacologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Pós-doutorado em genética molecular, genômica e biotecnologia em câncer no Ludwig Center for Cancer Genetics and Therapeutics, Johns Hopkins University. Sua linha de pesquisa busca identificar alterações genéticas somáticas tumorigênicas e explorá-las como marcadores para o diagnóstico, monitoramento e detecção precoce do câncer.

Prof. Paulo Saldiva – Professor Titular. Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo (FM/USP)

Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica.

Dra. Silvana Jacob – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Química Analítica – Loghborough University Of Tecnology (1994). É tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz. É pesquisadora-professora do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária.

Dra. Telma de Cássia dos Santos Nery – Médica Sanitarista. Hospital das Clinicas / FM / USP

Especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Medicina pelo Centro Universitário São Camilo (Disciplina Interação Academia e Sociedade- Saúde do Trabalhador); Médica Sanitarista na Divisão de Pneumologia pelo Instituto do Coração INCOR/FM/USP. Área de atuação: Medicina, Medicina Preventiva/Social, Medicina do Trabalho, Auditoria Médica Hospitalar e Saúde Ambiental.

Profa. Vanda Maria Ferreira Simões – Coorte de São Luis / MA

Doutorado em Medicina, área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2007). Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento, estudos epidemiológicos, estudos de coorte e doenças crônicas não-transmissíveis, saúde da criança e do adolescente, recém- nascido de risco, nascimento pré-termo, baixo peso ao nascer, mortalidade infantil.

Prof. Volney de Magalhães Camara – Professor Titular da Faculdade de Medicina e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974); Pós-Doutorado em Saúde Ambiente pelo ECO/PAHO em 1993. Consultor da Organização Pan Americana da Saúde em Washington, USA e do Instituto Evandro Chagas e Ministério da Saúde no Brasil. Desenvolve pesquisas em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos temas relacionados com a Epidemiologia dos efeitos dos poluentes químicos, notadamente o mercúrio.

Dr. Wanderson Kleber de Oliveira – Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SVS/MS)

Doutor em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2016). Exerce desde janeiro de 2019, o cargo de Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da
Saúde do Brasil (SVS/MS). Epidemiologista, com experiência nacional e internacional em temas referentes à epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, saúde pública, investigação de surtos, preparação e resposta às
emergências em saúde pública, análise de situação de saúde, ciência de dados e gestão de sistemas de saúde.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0